EDUCAÇÃO

SINTE-PI NÃO ACEITA PROPOSTA DO GOVERNO E A GREVE SEGUE COM FIRMEZA





Greve na educação segue firme e exige 22% de aumento
O governo não tem desculpa, pois o Governo Federal tem 1 bilhão para repassar aos Estados que não conseguem pagar o Piso. Basta comprovar a insuficiência de recursos.


 A greve na educação pública estadual segue firme e forte até que o governo pague o reajuste de 22% no piso salarial a todos os trabalhadores em educação; tanto para os da ativa como os inativos. Hoje pela manhã a direção do Sindicato esteve reunida com o secretario de Educação, Atila Lira, com Secretario de Administração, Paulo Ivan e de Fazenda Silvano Alencar. Eles apresentaram uma proposta IMORAL que provoca um achatamento salarial da categoria.
       A presidente do SINTE-PI, Odeni Silva disse que só recebe aumento a classes AI. Já os demais professores das classes A e B terão os salários achatados e, os das classes SL(Nível Superior); SE(Com especialização) e SM(Com mestrado) e SD(Com doutorado) não terão nenhum percentual de reajuste. “Isso nós não vamos aceitar e continuaremos exigindo reajuste de 22% linear para todas as classes”. Argumentou Odeni.
    A direção do SINTE-PI entende que o governo não tem mais desculpas para deixar de conceder esse reajuste de 22% que já vem sendo repassado aos cofres do Estado desde janeiro desse ano. O que sabemos de concreto é de que o Governo Federal dispõem de 1 bilhão de reais para pagar a complementação do piso. Isso é garantido pela portaria MEC Nº 213 aprovou a Resolução Nº 05, com base no Art 12, §  2º, da Lei 11.494/2007, na qual estabelece critérios sobre a distribuição da Complementação da União para os Estados que comprovarem insuficiência de recursos para a integralização do valor do piso.
 A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE acompanha e apóia a greve no Piauí e avisa que o que falta mesmo são os gestores organizarem as suas contas e mostrar os gastos com educação, aquilo que constitucionalmente é obrigatório, algo que eles não conseguem provar junto ao MEC desde 2008.  O Piso é lei e tem que valer. Reajuste linear para todos. È uma questão de educação.
Nova Assembléia

  O SINTE-PI está mobilizando a categoria para uma Assembléia Geral, na próxima segunda-feira, dia 05 de março, às 9 horas, no teatro de Arena da Praça da Bandeira, em Teresina.





Autor/Fonte: Ascom/SINTE-PI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374