PERFIL

SANTA FILOMENA E SUAS MARCAS EM DIREÇÃO AOS FILOMENENSES POR ESSE BRASIL!


A  cidade de Santa Filomena, localizada no sudoeste do estado do Piauí, apresenta elementos que condizem ao bom merecimento dela ser amada por seus filhos e visitantes.
Uma decisão do nosso jornal: fazer uma caminhada de fim de tarde para registrar os principais pontos significativos.


O Grupo Escolar Professor Lourenço Filho pertence ao Estado e é considerado o colégio mais velho da cidade, tendo José Overbeck, atualmente, como seu diretor titular.

A rua Antonino Freire constitui um dos espaços mais interessantes.


Embora o calçamento não colabore com uma visão apreciável, mas o verde das árvores da Barão do Paraim se responsabiliza pelo fato de nem tudo está perdido!!!!!

Estamos sobre a ponte. Aí, é o Brejo Tapuio que corta a cidade.

De cima da ponte que separa a cidade, podemos apreciar o pôr do sol, em meio ao verde vital!

O Jornal Sanalp agora tem sua própria digital, doada pelo casal tocantinense, Wellington e Selma, onde achamos por bem mostrar os bastidores de grandes reportagens da cidade de Santa Filomena.
Em primeira parte, exibimos a cidade piauiense, mas numa outra especial reportagem, vamos mostrar os lugares mais significativos da cidade de Alto Parnaíba-MA, um lugar cheio de encanto e que merece nosso destaque, já que a palavra SANALP significa: SAN = Santa Filomena e ALP = Alto Parnaíba, portanto, são duas cidades que amamos bastante, que vivem e compartilham seus momentos históricos.
Queremos, a partir de hoje, sermos atenciosos aos acontecimentos, na mesma proporção, das duas cidades!!!!!




A antiquíssima Prefeitura Municipal de Santa Filomena, mas que, com uma mão de tinta, dá para se achar uma construção interessante!

Estamos no fim da Barão do Paraim, demonstrando segunda parte de uma forma mais aceitável, pois se vê uma paisagem saudosista para quem está fora de Santa Filomena.

Este é o segundo colégio mais velho de Santa Filomena - o famosérrimo Educandário São José da Ação Social Divino Coração de Jesus.

Localizamos o reduto das Irmãs do Divino Coração de Jesus, de frente ao Educandário São José.

A Praça da Matriz, atualmente, talvez seja a única obra de maior valor que os filomenenses tiveram conquistado nos últimos 4 anos, porém valeu e muito, pois era o sonho de todos os habitantes e, sem dúvida, dos demais visitantes.


A caminhada especial e jornalística nas ruas de Santa Filomena foi marcada pela colaboração e simpatia dos filomenenses, que nos ajudaram, por meio de sugestões, criarmos essa reportagem especial, já que estamos na entrada de ano novo, favorecendo, assim, um presente especial a nossa gente que se encontra em vários lugares do Brasil e que, por uma razão maior, não puderam estar aqui nestas festas de fim de ano, porém, com imagens saudosistas como essas, dá muito bem para amenizar a fortíssima saudade.
Veja os detalhes desse monumento, junte-os e delire no âmago dos olhos e da alma!!!!!

Encontramos Gilberto Lustosa, que vinha do Brejo das Ovelhas , numa das missões cristãs de nossa cidade.

Kilson Nogueira estava fazendo sua caminhada de praxe!

Espaço cultural da Praça da Matriz, um luxo!!!!

A Igreja Matriz, sob a liderança do Padre José Manoel e da iniciativa dos demais filomenses, pôde-se reformar uma grande dádiva católica!

Como é lindo frisar este verde atraente no inesquecível fim de tarde!!!!!

Os raios solares do poente demonstram a grandeza e a apreciação de momentos louváveis em Santa Filomena.
          Não podemos esquecer que existem ruas críticas em Santa Filomena, e que, no momento, por uma razão festiva em nossa cidade, estamos mostrando só o lado tolerável, apaziguante, requintante  e embelezante, porém a maior parte da cidade encontra-se num verdadeiro estado de calamidade estrutural: ruas esburacadas, escuridão noturna, matagal no lugar impróprio, além de outras mazelas administrativas que não vale a pena se tocar no momento, deixando que sua abordagem fique reservada para uma outra ocasião.
          Faltou o registro de dois grandes monumentos filomenenses - o quartel e o fórum, no entanto, numa outra oportunidade, quando as demais partes filomenenses estiverem bem estruturadas, deleitando os olhos filomenenses e visitantes, procuraremos incluí-los em nossa reportagem.
O Padre José Manoel deixou sua marca registrada com mais uma grande obra para os filomenenses - o Sisec!!!!!

Aos arredores da Igreja Matriz, o verde encanta qualquer filomenense e visitantes!!!!!!

As nossas ruas são banhadas pelo verde simbolizante da vida nativa das nossas árvores!!!!!

E em meio ao forte verde, já temos também algumas residências com aspecto de mansão, gente!!!!!!

Estamos vendo a Unidade Mista de Saúde!!!!!!

Confirmemos, então a magnitude  da mata verde embelezando as nossas ruas, deixando-as com aparência de bosques, jardins!!!!!!

O Posto de Saúde de Santa Filomena, onde também é localizado o reduto do Samu.

Comentários

  1. Pra voçê que teve a coragem de mostrar alguns detalhes de Santa Filomena em partes eu gostei!!! Nota 1001 pra voçê José Overbeck...

    ResponderExcluir
  2. Antonio Nogueira Neto6 de jan. de 2013, 02:27:00

    Professor, destes um banho de reportagem. Nem era necessário dar legendas nas fotos, pois elas, por si só, falam e dão a exata dimensão de tudo o que se passa na nossa cidade. Primeiro, observar o Lourenço Filho, onde dei os meus primeiros passos para a alfabetização, e relembrar de muitas histórias, emocionante; A igreja matriz de Santa Filomena, tão bel cuidada, e de seus milagres; as ruas - algumas muito arbirizadas e limpas, outras precisando de reparos, que não são poucos; outros points tão maltratados como o velho Tapuio, que tanto precisa de respirar, sofocado pelo assoreamento.. Parabens pelo passeio pela cidade e também pela sensibilidade e coaragem de mostrar tudo isso. Que sirva para as pssoas - poder público ou não - olhar com carinho tudo isso. Somente assim, pude passeiar pelas ruas e voltar aos lugares de minha infância sem sair de casa..abraçsos do Antonio Nogueira Neto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374