Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO



 01 - A 15ª GRE DÁ O GRITO DE LARGADA PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2014




A hora do lanche dos aventureiros do conhecimento.
            Uma madrugada meio intlerante avassalou as vidas dos gestores filomenenses Inácia Nogueira, Ana Lúcia Pereira e Iglésia Nogueira. Todas estavam incumbência de comparecer à reunião oficial que ditava as novas regras do ano letivo de 2014, na cidade de Corrente. Digo avassalagem no sentido de nenhuma ter colocado a cabeça no travesseiro para cochilar, nem sequer, por duas 2h, sendo que a jornada estaria acontece às 4h da madruga. Mesmo assim, o trajeto foi uma verdadeira serenidade, um recheio de be bem estar bastante prazeroso. O motorista Cardoso, por sua vez, não deixou de demonstrar a habilidade esperada de um caprichoso motorista. A atenção do mesmo foi pra lá de benevolente.


Inácia e Iglésia Nogueira, nos seus sorrisos, confirmam que a viagem foi ótima!!!!!
Antes, os gestores, já a caminho, resolveram dar uma paradinha na estrada para conferir de perto os trabalhos da BR, como também, a degustação de um merecido café.
Chegando à cidade de Corrente, por volta das 07h40min, a equipe resolveu, mais uma vez, concentrar-se em volta de um caprichado café da manhã, numa das lanchonetes que ficam próxima à Gerência Regional de Educação.
Incrível o que se pôde ver naquela equipe maravilhosa: a disponibilidade energética, sorrisos e conversas sadias tomaram de conta do momento, só que as preocupações ligadas aos contextos educacionais não saíam de cena, mesmo em volta a uma mesa presenciadas por um bom lanche matutino. 



****************************************************************



A diretora Ana Lúcia estava ganhando energia para a reunião.
         Nesta última segunda feira, 13, já na 15ª Gre, em  Corrente, Piauí, a supervisora Iglésia Nogueira e os diretores: José Overbeck, Inácia Nogueira e Ana Lúcia Oliveira, cuja finalidade foi conferir as novidades que seriam compartilhadas na sede da Gre sobre o funcionamento do ano letivo de 2014 das escolas estaduais. Tudo começou com uma pauta importantíssima: esclarecimentos inerentes sobre o Programa  Mais Saber, teve o professor Jurandir  à frente nesta palestra, informando e tirando todas as dúvidas dos municípios que são contemplados com esse programa.


A Diretora Regional, Rosivânia Ribeiro faz as considerações iniciais da reunião.



O Professor Jurandir inicia o ápice do Mais Saber.


O professor Jurandir é uma espécie de profissional bastante competente. Sua atenção serena às pessoas são inconfundíveis à sua personalidade básica. Depois de tudo analisado ao seu desempenho, os gestores o classificaram como um grande dono conhecimento educacional ligado a sua área.
Professor Jurandir, no estilo inconfundível e no saber também.
O professor Jurandir, no início da reunião, cumprimentou a todos e, na ocasião, ficou-se sabendo que o mesmo tem uma ficha técnica invejável:  formado em direito, mas que sua vocação mesmo é ser professor, além de já estar atuando na docência de escolas e universidades públicas e particulares da capital piauiense. Uma grande frase dita por ele ficou célebre naquela reunião: "A essência do  professor é reconhecido profissionalmente."

A professora Rosivânia tira algumas dúvidas que estavam querendo ficar no ar.



 A professora Jesus também deu um show de esclarecimentos proveitosos.

O professor Waldir teve uma participação mais do que louvável nesse encontro pedagógico, deixando no ar um conhecimento muito precioso sobre a Formação Tecnológica/Mais Saber, no conjunto de tudo isso, pode se destacar: 
* O mediador é a peça fundamental do programa;
* O que é o Mais Saber? Programa de educação com mediação tecnológica. A ideia do Mais Saber verifica que o sucesso da aprendizagem do aluno corresponde a 30%  da participação do professor e 70% do aluno, onde a vontade maciça do aluno tem de ser válido, se quiser que o processo de ensino aprendizagem ganhe ganhe uma realidade consistente.
Antes da reunião, passamos pelo gabinete da Diretora Regional.
Ainda sobre o Mais saber, temos outras informações de grande importância a repassar, entre elas, o período de matrícula, de 13 a 17 de janeiro, em todas as escolas que possuem o ponto Mais Saber.
As ofertas acontecem nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo com o curso profissionalizante em serviços públicos do eixo gestão e negócios e preparatório para concurso  público. O mesmo vai atender também os alunos do 3º ano do Ensino Médio  Regular como intensivo ao Enem. É bom lembrar que de agosto por diante, as aulas do Mais Saber estarão voltadas para o preparatório para o Enem aos alunos  alunos do 3º ano.
A equipe feminina da Gre não brinca no quesito habilidade e força!!!!!

O segundo momento da reunião foi encabeçada pela diretora da 15ª Gre, a professora Rosivânia. Discutiu-se a questão do início das aulas, que estará acontecendo no dia 27 deste, a avaliação de desempenho do professor seletista, com base nos trabalhos desenvolvidos no ano letivo de 2013, a questão das faltas dos funcionários, fidelidade aos 200 dias letivos.
Gestores em atenção especial ao que estava se passando.
 O segundo momento da reunião foi encabeçada pela diretora da 15ª Gre, a professora Rosivânia. Discutiu-se a questão do início das aulas, que estará acontecendo no dia 27 deste, a avaliação de desempenho do professor seletista, com base nos trabalhos desenvolvidos no ano letivo de 2013, a questão das faltas dos funcionários, fidelidade aos 200 dias letivos.
             Os 200 dias letivos ficaram meio comprometidos em algumas escolas de Santa Filomena, tendo em vista a ansiedade do professor de entrar de férias no período ilegal, deixando que todos os alunos fossem aprovados automaticamente, sem ter a certeza do seu preparo para a série seguinte. Neste ano de 2014, haverá inspeção minuciosa sobre esse fato que traz muitos problemas aos professores que levam a sério o processo de ensino aprendizagem.
Portanto, queridos funcionários, fiquem atentos e procurem moldar suas falhas, pois 2014 não terá contrato superior com a emoção. Razão e emoção estarão no mesmo barco, isto é, quem não cumprir com os seus deveres, poderá ter dor de cabeça.
Que fileira mais chique!!!! Só crânio poderoso!!!!!!
 O professor seletista que for recontratado não precisa mais correr atrás de tanto papéis. Seu nome será enviado pela supervisora Iglésia Nogueira e, de lá, o efeito acontecer automaticamente. O seletista que não desempenhou um bom trabalho no ano anterior: faltas ocorridas nos dias letivos, falta de domínio de turma e de conhecimento da disciplina que ele ministrou nos conteúdos, invenções de notas que não condizem com a a realidade de aprendizagem dos estudantes podem pesar muito na decisão de se recontratar automaticamente aquele seletista.
Olha o grande momento das degustações!
       Outro fator bem discutido foi a questão das faltas do funcionário. A Gre vai ser vigilante. Ao chegar a uma escola, a primeira coisa que será revisada será o livro de ponto. Se aquelas faltas não respostas não foram enviadas antes, elas serão conduzidas automaticamente junto à equipe. 
Sorrisos e simpatias especialmente para o nosso Jornal!!!!!






//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////







02 - ESCOLA DELFINA SOBREIRA QUEIROZ GANHA FORÇA PARA CONTINUAR VIVÍSSIMA




              A supervisora Iglésia Nogueira e a diretora Ana Lúcia de Oliveira saíram da reunião da 15ª Gre bastante otimistas. A Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz vai continuar oferecendo a EJA, porém na modalidade de Ensino Médio em 02 anos. Ensino Fundamental foi extinto por lá.

A supervisora Iglésia se alegra com as novidades.

Outra notícia que deixou as gestores muito contentes foi a grande novidade que será anexada aos bastidores daquela Escola: a implantação de dois cursos profissionalizantes, que estará acontecendo num contra-turno. Só resta, agora, a perguntar: "Meu Deus, que cursos são esses?". Pode-se afirmar que são novidades que muito irão engrandecer o prestígio intelectual dos nossos jovens que não têm condição de pagar um curso técnico. 
Ana Lúcia de Oliveira é diretora do Delfina.
Gostaríamos muito de sermos diretos nesta novidade, porém, queremos enfatizar alguns pormenores que podem deixar o futuro cursista ainda mais ansioso. 
       O primeiro curso trata-se de algo ligado à era digital, fator preponderíssimo na sociedade de hoje. Um conhecimento que não contempla a era do computador, tudo fica perdido, sem destino, sem saber em que mundo se encontra. O segundo vem de encontro aos conhecimentos de grande valia à saúde pública. Alguém que possa zelar pela saúde de nosso povo só é possível mediante à formação específica nessa área.
Assim, queridos jovens, pais e demais interessados, a Unidade Escolar Professor Delfina Sobreira Queiroz, além da Eja Ensino Médio, terá também os cursos profissionalizantes de Informática e Agente Comunitário de Saúde.
Diretora e Supervisora posam especialmente para a nossa matéria.  















  





////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////




Reportagem de
JOSÉ OVERBECK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ed. 305 - REVISTA ELETRÔNICA

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO








]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]





1 - O ANO NOVO E SUAS FESTIVIDADES




      Noite de 31 de dezembro de 2016, todas as famílias e amigos procuram logo um lugar específico para passarem a virada do ano. Um exemplo típico ocorreu na residência do Sr. Almérico Lustosa e Maria Emília Mattos, reunindo não só a família, como também alguns amigos simpatizantes. 

REVISTA ELETRÔNICA - Edição nº 301/2016

I - SUPER SOCIAIS





]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]




II - IN MEMORIAN




]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]





III - COLUNA MISTA





















]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]








I - SUPER SOCIAIS

O ADVOGADO BRUNNO SOARES E A PEDAGOGA DANIELA NAILA SE CASAM NUMA CERIMÔNIA RESERVADA E DISCRETA


ATO PRIMEIRO




           Era noite do dia 23 de julho na cidade de Corrente-PI, o clima ainda não desponta…

EDIÇÃO 292 - CARNAVAL - 2016 - 1ª PARTE

SOCIEDADE EM FOCO NO CARNAVAL FILOMENENSE!!!!!!















]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]






         As expectativas não estavam lá para as melhores, tendo em vista que a crise pudesse influenciar consideravelmente tudo, em Santa Filomena, menos para o carnaval, este, sem a menor dúvida, não ficou a desejar, até porque o resultado elevou-se a um panorama de satisfação idêntico aos dos anos passados, mesmo não tendo a estratégia populista  de distribuição de fartura de prêmios, como já aconteceu nos anteriores. Isso serve até de sugestão aos gestores políticos de não gastarem tanto com premiação nos próximos carnavais, pois o segredo do sucesso está numa boa organização e na presença de bandas que sejam de alto gabarito, sendo que tudo isso foi confirmado no carnaval 2016, em nossa cidade. Buscamos um registro dos principais momentos da última …