EDUCAÇÃO



 01 - A 15ª GRE DÁ O GRITO DE LARGADA PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2014




A hora do lanche dos aventureiros do conhecimento.
            Uma madrugada meio intlerante avassalou as vidas dos gestores filomenenses Inácia Nogueira, Ana Lúcia Pereira e Iglésia Nogueira. Todas estavam incumbência de comparecer à reunião oficial que ditava as novas regras do ano letivo de 2014, na cidade de Corrente. Digo avassalagem no sentido de nenhuma ter colocado a cabeça no travesseiro para cochilar, nem sequer, por duas 2h, sendo que a jornada estaria acontece às 4h da madruga. Mesmo assim, o trajeto foi uma verdadeira serenidade, um recheio de be bem estar bastante prazeroso. O motorista Cardoso, por sua vez, não deixou de demonstrar a habilidade esperada de um caprichoso motorista. A atenção do mesmo foi pra lá de benevolente.


Inácia e Iglésia Nogueira, nos seus sorrisos, confirmam que a viagem foi ótima!!!!!
Antes, os gestores, já a caminho, resolveram dar uma paradinha na estrada para conferir de perto os trabalhos da BR, como também, a degustação de um merecido café.
Chegando à cidade de Corrente, por volta das 07h40min, a equipe resolveu, mais uma vez, concentrar-se em volta de um caprichado café da manhã, numa das lanchonetes que ficam próxima à Gerência Regional de Educação.
Incrível o que se pôde ver naquela equipe maravilhosa: a disponibilidade energética, sorrisos e conversas sadias tomaram de conta do momento, só que as preocupações ligadas aos contextos educacionais não saíam de cena, mesmo em volta a uma mesa presenciadas por um bom lanche matutino. 



****************************************************************



A diretora Ana Lúcia estava ganhando energia para a reunião.
         Nesta última segunda feira, 13, já na 15ª Gre, em  Corrente, Piauí, a supervisora Iglésia Nogueira e os diretores: José Overbeck, Inácia Nogueira e Ana Lúcia Oliveira, cuja finalidade foi conferir as novidades que seriam compartilhadas na sede da Gre sobre o funcionamento do ano letivo de 2014 das escolas estaduais. Tudo começou com uma pauta importantíssima: esclarecimentos inerentes sobre o Programa  Mais Saber, teve o professor Jurandir  à frente nesta palestra, informando e tirando todas as dúvidas dos municípios que são contemplados com esse programa.


A Diretora Regional, Rosivânia Ribeiro faz as considerações iniciais da reunião.



O Professor Jurandir inicia o ápice do Mais Saber.


O professor Jurandir é uma espécie de profissional bastante competente. Sua atenção serena às pessoas são inconfundíveis à sua personalidade básica. Depois de tudo analisado ao seu desempenho, os gestores o classificaram como um grande dono conhecimento educacional ligado a sua área.
Professor Jurandir, no estilo inconfundível e no saber também.
O professor Jurandir, no início da reunião, cumprimentou a todos e, na ocasião, ficou-se sabendo que o mesmo tem uma ficha técnica invejável:  formado em direito, mas que sua vocação mesmo é ser professor, além de já estar atuando na docência de escolas e universidades públicas e particulares da capital piauiense. Uma grande frase dita por ele ficou célebre naquela reunião: "A essência do  professor é reconhecido profissionalmente."

A professora Rosivânia tira algumas dúvidas que estavam querendo ficar no ar.



 A professora Jesus também deu um show de esclarecimentos proveitosos.

O professor Waldir teve uma participação mais do que louvável nesse encontro pedagógico, deixando no ar um conhecimento muito precioso sobre a Formação Tecnológica/Mais Saber, no conjunto de tudo isso, pode se destacar: 
* O mediador é a peça fundamental do programa;
* O que é o Mais Saber? Programa de educação com mediação tecnológica. A ideia do Mais Saber verifica que o sucesso da aprendizagem do aluno corresponde a 30%  da participação do professor e 70% do aluno, onde a vontade maciça do aluno tem de ser válido, se quiser que o processo de ensino aprendizagem ganhe ganhe uma realidade consistente.
Antes da reunião, passamos pelo gabinete da Diretora Regional.
Ainda sobre o Mais saber, temos outras informações de grande importância a repassar, entre elas, o período de matrícula, de 13 a 17 de janeiro, em todas as escolas que possuem o ponto Mais Saber.
As ofertas acontecem nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo com o curso profissionalizante em serviços públicos do eixo gestão e negócios e preparatório para concurso  público. O mesmo vai atender também os alunos do 3º ano do Ensino Médio  Regular como intensivo ao Enem. É bom lembrar que de agosto por diante, as aulas do Mais Saber estarão voltadas para o preparatório para o Enem aos alunos  alunos do 3º ano.
A equipe feminina da Gre não brinca no quesito habilidade e força!!!!!

O segundo momento da reunião foi encabeçada pela diretora da 15ª Gre, a professora Rosivânia. Discutiu-se a questão do início das aulas, que estará acontecendo no dia 27 deste, a avaliação de desempenho do professor seletista, com base nos trabalhos desenvolvidos no ano letivo de 2013, a questão das faltas dos funcionários, fidelidade aos 200 dias letivos.
Gestores em atenção especial ao que estava se passando.
 O segundo momento da reunião foi encabeçada pela diretora da 15ª Gre, a professora Rosivânia. Discutiu-se a questão do início das aulas, que estará acontecendo no dia 27 deste, a avaliação de desempenho do professor seletista, com base nos trabalhos desenvolvidos no ano letivo de 2013, a questão das faltas dos funcionários, fidelidade aos 200 dias letivos.
             Os 200 dias letivos ficaram meio comprometidos em algumas escolas de Santa Filomena, tendo em vista a ansiedade do professor de entrar de férias no período ilegal, deixando que todos os alunos fossem aprovados automaticamente, sem ter a certeza do seu preparo para a série seguinte. Neste ano de 2014, haverá inspeção minuciosa sobre esse fato que traz muitos problemas aos professores que levam a sério o processo de ensino aprendizagem.
Portanto, queridos funcionários, fiquem atentos e procurem moldar suas falhas, pois 2014 não terá contrato superior com a emoção. Razão e emoção estarão no mesmo barco, isto é, quem não cumprir com os seus deveres, poderá ter dor de cabeça.
Que fileira mais chique!!!! Só crânio poderoso!!!!!!
 O professor seletista que for recontratado não precisa mais correr atrás de tanto papéis. Seu nome será enviado pela supervisora Iglésia Nogueira e, de lá, o efeito acontecer automaticamente. O seletista que não desempenhou um bom trabalho no ano anterior: faltas ocorridas nos dias letivos, falta de domínio de turma e de conhecimento da disciplina que ele ministrou nos conteúdos, invenções de notas que não condizem com a a realidade de aprendizagem dos estudantes podem pesar muito na decisão de se recontratar automaticamente aquele seletista.
Olha o grande momento das degustações!
       Outro fator bem discutido foi a questão das faltas do funcionário. A Gre vai ser vigilante. Ao chegar a uma escola, a primeira coisa que será revisada será o livro de ponto. Se aquelas faltas não respostas não foram enviadas antes, elas serão conduzidas automaticamente junto à equipe. 
Sorrisos e simpatias especialmente para o nosso Jornal!!!!!






//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////







02 - ESCOLA DELFINA SOBREIRA QUEIROZ GANHA FORÇA PARA CONTINUAR VIVÍSSIMA




              A supervisora Iglésia Nogueira e a diretora Ana Lúcia de Oliveira saíram da reunião da 15ª Gre bastante otimistas. A Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz vai continuar oferecendo a EJA, porém na modalidade de Ensino Médio em 02 anos. Ensino Fundamental foi extinto por lá.

A supervisora Iglésia se alegra com as novidades.

Outra notícia que deixou as gestores muito contentes foi a grande novidade que será anexada aos bastidores daquela Escola: a implantação de dois cursos profissionalizantes, que estará acontecendo num contra-turno. Só resta, agora, a perguntar: "Meu Deus, que cursos são esses?". Pode-se afirmar que são novidades que muito irão engrandecer o prestígio intelectual dos nossos jovens que não têm condição de pagar um curso técnico. 
Ana Lúcia de Oliveira é diretora do Delfina.
Gostaríamos muito de sermos diretos nesta novidade, porém, queremos enfatizar alguns pormenores que podem deixar o futuro cursista ainda mais ansioso. 
       O primeiro curso trata-se de algo ligado à era digital, fator preponderíssimo na sociedade de hoje. Um conhecimento que não contempla a era do computador, tudo fica perdido, sem destino, sem saber em que mundo se encontra. O segundo vem de encontro aos conhecimentos de grande valia à saúde pública. Alguém que possa zelar pela saúde de nosso povo só é possível mediante à formação específica nessa área.
Assim, queridos jovens, pais e demais interessados, a Unidade Escolar Professor Delfina Sobreira Queiroz, além da Eja Ensino Médio, terá também os cursos profissionalizantes de Informática e Agente Comunitário de Saúde.
Diretora e Supervisora posam especialmente para a nossa matéria.  















  





////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////




Reportagem de
JOSÉ OVERBECK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374