Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO

01 - OS PROFESSORES DO PIAUÍ PODEM ENTRAR EM GREVE, CASO O PISO NÃO SEJA REAJUSTADO.









O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública – SINTE-PI - faz durante todo o dia de amanhã (10) a Assembleia geral da categoria, que será realizada no Clube Social do Sindicato, localizada no bairro Marquês, zona norte da capital.
Dentre as pautas que serão trabalhadas, a principal está em torno do indicativo de greve dos trabalhadores, caso não haja reajuste do piso salarial de acordo com o aumento do custo/aluno.  Esta negociação está andamento desde Novembro do ano passado, e até agora não houve resultados significativos. O cumprimento do piso é uma conquista garantida por lei, e deveria ter sido reajustada desde janeiro deste ano, mas ainda não é cumprido pelo Governo estadual.
Segundo a direção do Sindicato, o Governo não tem mais desculpa para não cumprir a lei, pois o custo por aluno previsto para 2012 já foi reajustado em 22%, passando de R$ 1.722,05  para R$ 2.109,34. O Secretário Átila Lira afirma que está aguardando determinação do MEC para autorizar o aumento, contudo a lei do piso é autoaplicável e não necessita orientações adicionais ou portarias para ser cumprida.
presidente do SINTE-PI, Odeni Silva, disse que os trabalhadoresem educação estão em campanha salarial e que já entregaram no mês de dezembro uma pauta de reivindicação ao Governo e até agora não receberam nenhuma contraproposta, houve apenas algumas reuniões sem encaminhamentos importantes.
“Nesse encontro vamos avaliar os rumos do nosso movimento. Mas só iniciaremos o período letivo se for pago o piso com o mesmo percentual do valor reajustado no custo aluno, bem como, o mesmo percentual estendido aos funcionários da educação na sua data base”, argumentou a presidente. 
Além das melhorias salariais, a categoria luta ainda por melhorias estruturais nas escolas da educação básica e nas de Tempo Integral, que estão em condições precárias de funcionamento, e sem adequação digna das normas de acessibilidade.
A Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), numa tentativa de enfraquecer a Assembleia e o movimento da categoria, acabou adiando o início do período letivo para o dia 27 de Fevereiro, mas a diretoria do SINTE-PI afirma que uma nova reunião geral com os trabalhadores em educação será marcada, e a categoria não vai ceder enquanto os benefícios e avanços não forem alcançados.



Autor/Fonte: Secretaria de Comunicação do S 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA ELETRÔNICA - Edição nº 301/2016

I - SUPER SOCIAIS





]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]




II - IN MEMORIAN




]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]





III - COLUNA MISTA





















]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]








I - SUPER SOCIAIS

O ADVOGADO BRUNNO SOARES E A PEDAGOGA DANIELA NAILA SE CASAM NUMA CERIMÔNIA RESERVADA E DISCRETA


ATO PRIMEIRO




           Era noite do dia 23 de julho na cidade de Corrente-PI, o clima ainda não desponta…

Ed. 305 - REVISTA ELETRÔNICA

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO








]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]





1 - O ANO NOVO E SUAS FESTIVIDADES




      Noite de 31 de dezembro de 2016, todas as famílias e amigos procuram logo um lugar específico para passarem a virada do ano. Um exemplo típico ocorreu na residência do Sr. Almérico Lustosa e Maria Emília Mattos, reunindo não só a família, como também alguns amigos simpatizantes. 

EDIÇÃO 292 - CARNAVAL - 2016 - 1ª PARTE

SOCIEDADE EM FOCO NO CARNAVAL FILOMENENSE!!!!!!















]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]






         As expectativas não estavam lá para as melhores, tendo em vista que a crise pudesse influenciar consideravelmente tudo, em Santa Filomena, menos para o carnaval, este, sem a menor dúvida, não ficou a desejar, até porque o resultado elevou-se a um panorama de satisfação idêntico aos dos anos passados, mesmo não tendo a estratégia populista  de distribuição de fartura de prêmios, como já aconteceu nos anteriores. Isso serve até de sugestão aos gestores políticos de não gastarem tanto com premiação nos próximos carnavais, pois o segredo do sucesso está numa boa organização e na presença de bandas que sejam de alto gabarito, sendo que tudo isso foi confirmado no carnaval 2016, em nossa cidade. Buscamos um registro dos principais momentos da última …