EDUCAÇÃO

01 - OS PROFESSORES DO PIAUÍ PODEM ENTRAR EM GREVE, CASO O PISO NÃO SEJA REAJUSTADO.









O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública – SINTE-PI - faz durante todo o dia de amanhã (10) a Assembleia geral da categoria, que será realizada no Clube Social do Sindicato, localizada no bairro Marquês, zona norte da capital.
Dentre as pautas que serão trabalhadas, a principal está em torno do indicativo de greve dos trabalhadores, caso não haja reajuste do piso salarial de acordo com o aumento do custo/aluno.  Esta negociação está andamento desde Novembro do ano passado, e até agora não houve resultados significativos. O cumprimento do piso é uma conquista garantida por lei, e deveria ter sido reajustada desde janeiro deste ano, mas ainda não é cumprido pelo Governo estadual.
Segundo a direção do Sindicato, o Governo não tem mais desculpa para não cumprir a lei, pois o custo por aluno previsto para 2012 já foi reajustado em 22%, passando de R$ 1.722,05  para R$ 2.109,34. O Secretário Átila Lira afirma que está aguardando determinação do MEC para autorizar o aumento, contudo a lei do piso é autoaplicável e não necessita orientações adicionais ou portarias para ser cumprida.
presidente do SINTE-PI, Odeni Silva, disse que os trabalhadoresem educação estão em campanha salarial e que já entregaram no mês de dezembro uma pauta de reivindicação ao Governo e até agora não receberam nenhuma contraproposta, houve apenas algumas reuniões sem encaminhamentos importantes.
“Nesse encontro vamos avaliar os rumos do nosso movimento. Mas só iniciaremos o período letivo se for pago o piso com o mesmo percentual do valor reajustado no custo aluno, bem como, o mesmo percentual estendido aos funcionários da educação na sua data base”, argumentou a presidente. 
Além das melhorias salariais, a categoria luta ainda por melhorias estruturais nas escolas da educação básica e nas de Tempo Integral, que estão em condições precárias de funcionamento, e sem adequação digna das normas de acessibilidade.
A Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), numa tentativa de enfraquecer a Assembleia e o movimento da categoria, acabou adiando o início do período letivo para o dia 27 de Fevereiro, mas a diretoria do SINTE-PI afirma que uma nova reunião geral com os trabalhadores em educação será marcada, e a categoria não vai ceder enquanto os benefícios e avanços não forem alcançados.



Autor/Fonte: Secretaria de Comunicação do S 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374