EDIÇÃO 144 - RELIGIÃO

A PROCISSÃO DO ENCONTRO,  QUE RELEMBRA A VIA-SACRA DE CRISTO,  NAS PRINCIPAIS RUAS DE SANTA FILOMENA!!!!

Nossa Senhora das Dores se encontra com seu filho Jesus.

Nosso Senhor dos Passos se encontra com a sua Mãe!

Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos.
A Procissão do Encontro, que simboliza o momento exato em que Jesus Cristo se encontrou com sua mãe numa das esquinas de Jerusalém, é sempre lembrado na cidade de Santa Filomena, localizada no sul do Piauí, que já virou tradição de décadas de anos, sempre revivendo o momento com muita emoção, traduzindo o quanto a cruz de Cristo foi pesada. Ao mesmo tempo, pode se ter ideia o quanto Nossa Senhora, naquele momento, estava com o seu coração traspassado pela lança da dor, da paixão, em ver seu filho carregando aquela madeira tão pesada, como também, sendo acusado de ações que jamais ele cometera, sendo assim, mais uma vítima de quem queria continuar no poder e fazer o que estava contrário aos olhos de Cristo, um homem, na mesma imagem Deus, que veio ao mundo ser um verdadeiro exemplo de todas as virtudes humanas, dando a sua própria vida como símbolo de salvação da humanidade.

Nosso Senhor dos Passos parte da Igreja Sagrada Família, no Primavera, ao encontro de Nossa Senhora, na esquina do colégio Lourenço Filho.

A quantidade de homens, no início da procissão, foi pouca, mas seu aumento se deu no decorrer da caminhada.

A caminhada entre os homens com o Nosso Senhor dos Passos, nas ruas de Santa Filomena.

Os homens chegam com a imagem de Nosso Senhor dos Passos.

Nossa Senhora se prepara para encontrar com o seu Filho.

Nosso Senhor dos Passos se encontra com a sua mãe, Nossa Senhora das Dores.

Os fiéis se preparam para momentos de reflexão. As palavras do Pe. José  Manuel traduzem a realidade de outrora e a vigente.

As imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores repetem o grande encontro bíblico, mostrando como a intensidade da dor de Maria.

As mulheres de fé erguem o andor de Nosso Senhor dos Passos.


Este ano, a Procissão do Encontro foi muito bem conduzida nas palavras de reflexão do Pe. José Manuel, este fez uma pausa e buscou voltar o pensamento sobre o quanto Jesus sofreu, vitimado pela mentira dos poderosos, e que no mundo de hoje, infelizmente, a mentira ainda é a causa de muito sofrimento entre as pessoas, inclusive aqueles doentes que vivem vegetando nos hospitais das grandes cidades à espera da exatidão do SUS, chegando até mesmo a falecer em virtude de alguns casos serem tão graves que não dá mesmo como o paciente esperar. Mesmo tratando-se de um dos maiores planos de saúde do mundo, mas apresentando graves falhas como resultado da prática da mentira!
Além do sermão bem condizente, notou-se que a Cerimônia foi muito bem coberta pela ala jornalística de Santa Filomena: José Bonifácio Bezerra - do GP1, José Overbeck - do SANALP, e Tony Santos - do 180 Graus, todos muito bem empenhados e decididos a fornecerem aos filhos de Santa Filomena, espalhados por esse grande Brasil, reportagens caprichadas que possam verdadeiramente resgatar as memórias especiais da Terrinha.

Depois da parada na esquina do Lourenço Filho, a Procissão segue nas ruas da cidade.

Todos seguem cantando e orando, meditando o sofrimento de Cristo.

Os fiéis estão na Avenida Getúlio Vargas em direção ao Cisec.

O SANALP não perde um lance da tradicional caminhada religiosa.

Cânticos e orações conduzem a fé dos fiéis de Santa Filomena.

A caminhada de fé se aproxima da ponte.

A Procissão chega em frente à Prefeitura Municipal de Santa Filomena.

A multidão de fiéis chega ao Cisec para mais uma conclusão do ato de fé.

Os momentos finais da Procissão nas palavras do Pe. José Manuel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374