HOMENAGENS PÓSTUMAS




DONA RACHEL FEITOSA; UMA DAMA DE VAIDADE NOBRE E LUXUOSA!!!!




Dona Raquel, bem alinhada, ao lado de Sérgio Neres e Eva Lopes.
         A cidade de Santa Filomena, sudoeste do Piauí, pôde presenciar no dia 29 de outubro de 1932 o nascimento de uma criança, cujo nome se chamava de Raquel Lopes da Silva, filha dos senhores João Bispo Lopes da Costa e Filomena Lopes da Silva.
        Aquela menina foi crescendo e, aos 15 anos, teve que se mudar para a cidade de Monte Alegre-PI, tendo em vista que seus pais pretendiam colocar um hotel naquela cidade, para que as condições necessárias de sobrevivência ganhassem uma realidade mais consistente.
       Raquel já chegou naquela pequena cidade piauiense abafando com o seu inconfundível charme e beleza, principalmente pelos longos cabelos negros e a pele alva e macia, onde muitos rapazes tinham uma respeitosa admiração pela mesma.
         Campos Sales, pequena cidade do Ceará. Lá, um jovem galante e conquistador, deixando no ar uma paixão benevolente às donzelas da época. Seu nome: Elízio Feitosa de Sousa, um jovem que gostava de enfrentar aventuras por meio de um comércio justo. Para isso saía com grandes tropas de animais a serviço da arte em questão

Repare os detalhes de figurino sobre a dama filomenense.


        Na década de 50, mais precisamente no ano de 1954, o jovem galã chega à pequena cidade de Monte Alegre, depois de mais de 50 dias de viagem procedente do Ceará.
        Logo que Elízio coloca os olhos na jovem Raquel, uma paixão eterna o avassala e, assim, a jovem corresponde àquele amor manifestante, cujo casamento acontece no dia 04 de outubro de 1954, na cidade de Barreiras-PI.  Depois de casados, Elízio e Raquel decidem fixar moradia na cidade de Santa Filomena .

         Daí por diante, já temos na sociedade a Dona Raquel Lopes Feitosa que, a cada dia, diante de sua impecável maneira de se vestir, além dos cuidados inerentes a favor de sua impecável beleza, o Sr. Elízio passava a amar ainda mais a sua esposa, onde os dois se tratavam carinhosamente de Nego e Nega.

Dona Raquel, numa das festas populares de Santa Filomena, com a filha Regina Lúcia
      Como fruto desse nobre amor, o casal teve 07 filhos: Elizomar, Elizom(in memorian), Filomena, Elizoneide ( carinhosamente chamada de Neidinha), Francisco (conhecido como Chiquim), Regina Lúcia e Januário, este era chamado com todo carinho por dona Raquel de Neném.
        A segunda geração da Dama de Vaidade Nobre é formada por 18 netos e 05 bisnetos, deixando um forte legado na composição étnica e social da cidade de Santa Filomena.

        Dona Raquel é considerada uma das damas guerreiras de Santa Filomena, em virtude de suas ações de querer o melhor para os seus filhos. Prova disso foi o seu preparo em mandá-los estudarem nos estados do Pará e do Goiás nas décadas de 70 e 80. Para isso, ela entrou arduamente no trabalho junto com o marido. Enquanto ele comerciava por esse mundo a fora, ela conduzia um humilde hotel , além de ser famosa pela venda de vários tipos de bolo nos  pontos festivos e nobres desta cidade. Todo o dinheiro arrecadado ela aplicava nos estudos dos filhos, além de ter o cuidado especial de garantir outras despesas domésticas relacionadas aos demais filhos.


Dona Raquel, Eva Lopes e sua filha Regina Lúcia.
Dona Raquel esbanjava uma espécie de nobre vaidade por onde passava, avistando em si as melhores roupas, calçados e jóias. Em dezembro de 2003, o espírito vaidoso de Dona Raquel tem uma trégua, tendo em vista que seu parceiro de coração, Elízio Feitosa, deixa o plano terrestre e vai morar com o Pai Eterno. Não obstante a isso, uma outra grande dor invade a sua alma – ela perde seu querido filho Elizom, vítima de um acidente, em maio de 2006.

Dona Rachel e a querida neta Amanda Sobreira.
        Anos depois, dona Raquel tenta resgatar aquela mulher que precisava dar continuidade à vida, mesmo não esquecendo as grandes perdas. E suas grandes amigas, como Dona Sanchinha, Dona Alice, Dona Mariquinha e Maria José Amorim afirmam que o tom das freqüentes visitas ganhava um significado especial, assim que ela apontava na residência de cada uma, pois, além de grandes gaitadas em meio aos temas abordados, o valor da reflexão entre a sociedade presente e a do passado ganhando uma compreensão mais consistente sobre as verdadeiras mudanças sociais.
         No momento, os familiares e demais amigos e simpatizantes terão um tom na memória que ficará sempre em visita às impressões: a grande saudade da dama elegante e de vaidade nobre – a inesquecível Raquel Feitosa ou Raquel de Elízio!!!!!!







Documentário escrito por
JOSÉ OVERBECK

Fonte inspiradora
FAMÍLIA LOPES FEITOSA

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374