REVISTA ELETRÔNICA








EDITORIAL



  
     KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É assim mesmo que quero começar esta edição semanal, pois, segundo os ouvintes, isso expressa meu alto grau de bem-estar.
O nosso Sanalp esteve acompanhando as Escolas Estaduais de Santa Filomena para participarem do VII Festival de Identidade Cultural Estudantil na cidade de Corrente, que aconteceu no último dia 24.
Vocês poderão ver, por meio de nossas caprichadas cenas, o que rolou por lá e, ao mesmo tempo, terão a sensação de estarem presentes naquele espetáculo tão bem planejado e montado.
A Diretora Regional da 15ª GRE, a Sra. Rosivânia, recebeu toda a equipe com muito entusiasmo, onde procurou oferecer o melhor para todos.
Santa Filomena chegou batendo tambor na cidade de Corrente!
Diante disso, queremos parabenizá-la, como também, a sua equipe, por todo o esforço demonstrado, em virtude de se ter vivenciado cada etapa do evento de forma a constatarmos o quanto foi belo e inesquecível, e que Santa Filomena, depois de ter presenciado os teores característicos do espetáculo, irá pensar na sua apresentação para o próximo festival.
Esperamos que todos os nossos leitores gostem bastante desta nova edição que, mais uma vez, foi preparada com muito amor e carinho!!!!!
Um forte e especial abraço

JOSÉ OVERBECK
Redator Chefe
 




//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////



EDUCAÇÃO E CULTURA






SANTA FILOMENA PARTICIPA DO FESTIVAL ESTUDANTIL EM CORRENTE – CAP. 01







                        A tarde do dia 23 de agosto foi um verdadeiro corre-corre nos bastidores do Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, em Santa Filomena. A primeira equipe educacional a chegar foi Inácia e Ilmária Nogueira, ambas diretora e secretária do Educandário São José. Em seguida, foi a vez da Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz pisar os pés nos bastidores na pele da diretora Ana Lúcia Pereira, onde seu empenho foi demonstrado com amor e carinho, enviando da sua escola muitos elementos de identidade filomenense para serem expostos no festival. A supervisora das escolas estaduais de Santa Filomena, a professora Iglésia Nogueira, chegou bastante ligada aos pensamentos fortes e corajosos para colocar avante a grande jornada. Ela pegou logo uma equipe e saiu às ruas de Santa Filomena em busca de recursos básicos para serem jazidos nos stands do grande Festival.



Nossos amados alunos ficam todos entusiasmados dentro do ônibus para a divertida viagem.

A fileira de ônibus escolar tomou de conta de toda a avenida correntina.

Grandes homens das nossas escolas estaduais são pessoas imprescindíveis nas nossas atividades: Raildson Rocha e Saulo Pinheiro.




                   E assim, a situação foi ganhando consistência com a adesão às tomadas de decisão do diretor do Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, José Overbeck, como também, da secretária Cláudia Queiroz, esta estava sem plano concreto de se integrar à comitiva, mas mesmo assim, depois de fortes apelos dos colegas do trabalha, a mesma, finalmente, resolveu assinar embaixo na integração do grupo. 


Movimentos de pedestres de outras escolas fazem preparo psicológico para a grande carreata!

Iglésia Nogueira - Supervisora - Inácia Nogueira, diretora do Educandário São José, foram pontos de referência de muito apoio e segurança à grande jornada.

A professora Patrícia Silva lidera cabecinhas que são um verdadeiro amor!!!!!!

               O Coordenador de Ensino do Grupo Escolar, Saulo Pinheiro, estava sempre na ativa para se chegar ao âmago de todo o acontecimento. O mesmo arregaçou as mangas e decidiu, de primeiríssimo pensamento,  levantar o astral de quem estava necessitando e, por fim, todos já estavam embrenhados num só objetivo: chegar à cidade de Corrente para participar do VII Festival Estudantil de Identidade Cultural do Piauí.


José Overbeck - diretor do Lourenço Filho - e a secretária do mesmo, Cláudia Queiroz, construíram também base de sustentação ao grande evento.

A supervisora Iglésia Nogueira se prepara para as fotos especiais por meio do seu importante tablet.


            Não se pode esquecer, também, da presença de duas docentes: Patrícia Silva, professora de educação física do Lourenço Filho e Educandário São José, e Cláudia Torres, esta a nova Coordenadora Pedagógica do Delfina Sobreira Queiroz. Ambas docentes deram um forte apoio às tomadas de decisão.

Yago, um sanfoneiro jovem que tem muito a revelar nos talentos filomenenses. Ele foi a base da animação com os instrumentos musicais.

E a animação filomenense chegou a Corrente mostrando poder no azabumba!!!!!!

           Os grandes homens e professores de nossas escolas estaduais filomenenses, Raildson Rocha, Carlos e Rômullu Biah, passaram grande parte da noite do dia 23 até atingir a madrugada do dia 24 de agosto preparando os adereços necessários e tecnológicos para serem expostos no Stand de Santa Filomena

Nossos colegas e estudantes de outras cidades piauienses!!!!

A diretora Regional, Rosivânia, coordena os trabalho. Nesta cena, ela faz a distribuição dos municípios às escolas específica de Corrente.

Os professores Carlos Biah e Cláudia Torres com essa aventura deliciosa!

        A saída para Corrente aconteceu por volta das 5h15min do dia 24 no ônibus escolar, o mesmo sendo gentilmente cedido pelo nosso prefeito Esdras Filho, cujo volante foi conduzido por um mago do volante – o jovem Sr. Flávio, que por sinal,  fez muita gente derramar lágrimas dos olhos com as suas peripécias humorísticas!!!!! Um sucesso de viagem, amigos leitores!!!!!!

A coordenadora regional do Mais Educação, Adna, e seu esposo!!!!!

Analise bem a força do nosso elenco, decidido a fazer boas marcas.

Flávio, além de um excelente motorista, demonstrou ações humorísticas que fizeram os participantes chorarem de tanto rir.







//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////







02 - SANTA FILOMENA E O FESTIVAL EM CORRENTE - 2º CAPÍTULO












O colorido dos stands já estava chamando a atenção do pré-espetáculo!!!!!!

O forrozeirão ficou a tarde toda animando a organização dos stands!

        Um calor de grande agonia estava presente na cidade de Corrente, a cerveja, a água mineral e a água de coco tiveram que entrar em ação para amenizar o calor, mas não adiantou, pois o suor escorria no rosto de muita gente.


Uma mistura de culturas resultando numa só!

Iglésia Nogueira mostrou garra e boa vontade na organização do stand filomenense.

A nossa equipe é linda e maravilhosa e fez bonito.


       Por volta das 17h00min, os municípios procuraram construir seus stands, e Santa Filomena procurou mostrar o seu capricho esperado. Foram vários elementos expostos, chegando a atrair os visitantes na iniciativa de quererem comprar, só que muitos adereços de Santa Filomena serviram mesmo apenas para a exposição, não estavam autorizados à venda.

A presença das rosas em qualquer situação deixa o mundo mais sereno!!!!!!

Veja como nossa equipe é maravilhosa e poderosíssima!!!!!!

Os borbados, as cores, o tecido, enfim, tudo na sua perfeita magnitude para embelezar o nosso stand!!!!!!

        Iglésia Nogueira, Patrícia Silva, Cláudia Queiroz, Raildson Rocha, Carlos Biah e José Overbeck estiveram presentes no momento do preparo do stand, chegando, no final, ficar a coisa mais linda para o momento. Depois disso, toda a equipe teve que voltar aos seus pontos de origem para o banho e demais preparos para os espetáculos que cada município tinha a oferecer

Raildson Rocha, Saulo Pinheiro e Iglésia Nogueira constituíram uma espécie de comissão de frente no primoroso stand!!!!!!!

Toda uma cultura sendo explícita, mostrando o seu verdadeiro valor!

Para cada stand, uma característica peculiar a se juntar com as demais e, com isso, formar a cultura piauiense.


Os integrantes de cada stand ficaram o tempo todo na expectativa de construir o melhor.

A sombra da tarde já se despontava e deixava o Bem-te-vi mais atraente.

Depois de muito trabalho, as equipes procuram um momento de fôlego!

Os nossos olhos ficaram cheios de aspectos coloridos e viajantes para um mundo de cores agradáveis!!!!!!






/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////







03 - O 3º CAPÍTULO DE UMA ATIVIDADE ALTAMENTE CULTURAL





A equipe toda dirigiu-se para os seus pontos de estadia a fim de que todos voltassem ao Clube Bem-te-vi bem arrumadinhos e cheirosos para a grande noite de espetáculo cultural.

Ao se chegar nos bastidores do Clube, deparou-se com uma multidão enorme, chegando a lotar mesmo o ambiente, porém a sensação de de um sentimento caloroso tomou de conta de todos os participantes.




Os visitantes desejaram comprar e tirar fotos dos stands!

Analisando cada detalhe do stand

Os alunos caracterizados se preparam para entrar em cena.

Cantores que estavam bem preparados para soltar a voz no momento certo.



Depois de uma passada pelos camarins dos municípios, registrado as cenas inerentes para o momento, voltamos para o ponto x da questão: o salão do Bem-te-vi, este com muita gente, onde, em lugar estratégico, estava a mesa de jurado, dentre a composição, o professor e diretor José Overbeck, além da participação nobre da presidente regional do Sinte, Sandra Marília.


 Totalmente bem trajadas, as meninas fizeram um show na pista de dança do Bem-te-vi!




As apresentações começam embalando as expectativas dos assistentes.

Tudo bem preparado, coreografias treinadas a meses!!!!!!




Rosivânia e Priscila tomaram de conta de oficializar o espetáculo da noite, onde todo o público acompanhava tudo dentro do seu maior e absoluto silêncio, para que a concentração vigorasse e ninguém pudesse sair dali com dúvida em relação aos procedimentos adotados.
Finalmente, as apresentações de cada município ganharam realidade no palco e na pista do grande Bem-te-vi, cujos aplausos e gritos uníssonos foram os responsáveis por uma noite calorosa e agradabilíssima


Veja a quantidade de pessoas atentas ao grande espetáculo.

Os passos em evidência revelaram a harmonia da apresentação.

De um lado, repare bem a multidão presente no Bar Bem-te-vi!

As professoras se posicional para o registro eficaz do Sanalp. Ambas compuseram a mesa de júri.

Sandra Marília e a amiga professora também estiveram na mesa de jurados.

Ótima apresentação!


Tudo preparado para o momento decisivo!

Dedicação sensacional!!!!!






 ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////








 O 4º CAPÍTULO EXIBE COREOGRAFIAS CAPRICHADÍSSIMAS






O amarelo soube bem caracterizar uma das escolas!

A vocalista deu um show de interpretação, a voz, um verdadeiro monstro de competência! Uma das vozes mais belas de que já se viu por essa região!!!!!!




       O VII Festival de Identidade Cultural Estudantil do Piauí prosseguiu na noite Correntina, no famoso bar da Nova Corrente, Bem-te-vi, mostrando o que tinha de mais belo nesse estado maravilhoso que, infelizmente, ainda é visto com elementos visionários de incumbências preconceituosas, porém é necessário ver de perto o que ele realmente é: mais um dos estados brasileiros que a oferecer preciosidades elementares de alto nível.


A continuidade de belas surpresas foi formidável!

Para cada espetáculo, um tema uno e aconchegante.



Uma verdadeira beleza! Aplausos!!!!!!

Saias coloridas chamaram atenção nesta apresentação excelente!



      Todos os municípios jurisdicionado a 15ª GRE participaram ativamente desse projeto, deixando a diretora regional, Rosivânia, bastante realizada diante de seu bem planejado projeto.


Notamos timidez no aluno do meio, porém se saiu muito bem na coreografia!

Para cada elemento na pista, um significado necessário para dar ares à imaginação!!!!!!!



O verde e o amarelo mesclaram com o Brasil, e o Piauí vibrando com o reconhecimento.

Cada coreografia apresentada, uma surpresa tomava de conta, onde toda a plateia vibrava profundamente

Nossos astros foram bem criativos, deixando o júri muito admirado!!!!!




Esse é um dos integrantes da escola vencedora!




       Procedendo os espetáculos, todos os municípios fizeram lindas apresentações, deixando até mesmo, o júri confuso no mento de escolher a melhor de todas. Mesmo assim, ficou no ar a sensação de terem feito um excelente trabalho, e que o vencedor do Festival foi o CEEPTI Dionizio Rodrigues Nogueira, da cidade de Corrente, demonstrando uma apresentação que, por poucos pontos, passou à frente das demais escolas que estavam cotadas, exibindo uma apresentação excelente, onde a música ‘Piauí, Meu Aconchego’ se tornou a responsável pelos embalos e concentração de uma letra impecável, típica para cantar as belezas do Piauí.




Dança e interpretação de personagens se misturaram, enriquecendo a apresentação do Dionísio.

Um figurino diferente e essencial para elevar o valor do espetáculo.

Cada passo era altamente de acordo ao planejamento!!!!!

A plateia parou e reconheceu que a Escola Dionísio era a favorita. O júri apenas confirmou uma realidade!!!!!



05 - O ÚLTIMO CAPÍTULO COM MOMENTOS CLOSE UPS





      Nada melhor do que se viajar em localizações de classe nos bastidores do Festival Cultural de Corrente. Houve momentos de bem-estar entre os componentes, ou seja, um pouco de lazer foi colocado em cena. Um jantar aqui, uma cervejinha entre os professores ali, tudo fez com que a se achasse que o passeio precisava de momentos interativos como esse.



Não se pode deixar de registrar o sucesso da grande carreata!

Rômullu Biah e Raildson Rocha degustaram jantar básico num dos restaurantes de Corrente.

Os professores Carlos Biah e Patrícia Silva também estiveram no restaurante integrando a equipe especial.




No decorrer das apresentações, nossas estrelas foram honradamente registradas, para que se tivesse uma ideia de que, uma viagem assim, merece registros que possam ficar na lembrança de todos os personagens reais.

José Overbeck foi registrado ao lado de José Antônio, um dos integrantes da BPI Produções! Um show de imprensa!!!!!

As professoras Inácia Nogueira e Patrícia Silva vibraram com as grandes apresentações do Festival Estudantil.

Nossa equipe docente registrou alta audiência com sua competência celebridial: Inácia, Iglésia, Cláudia e Saulo.

As estudantes filomenenses demonstraram uma participação muito especial no Festival. Destaque para a professora e coordenadora Cláudia Torres.



Tudo foi destaque, como por exemplo, a ótima cobertura jornalística de nossa equipe: BPI Produções, Folha Mistura Total e o Sanalp, deixando a diretora da 15ª GRE, Rosivânia, bastante entusiasmada e honrada com a nossa iniciativa. Não podemos esquecer, também, a técnica da GRE, Priscilla, pois suas palavras de apoio a nossa equipe foram brilhantes, onde nos sentimos com sensações de que nosso trabalho estava sendo disseminado em grande parte do estado do Piauí.



Os nossos jovens estudantes demonstraram a sua beleza nas terras correntinas.

A Presidente do Regional do Sinte, Sandra Marília, compareceu ao lado do namoradão sulista!!!!!!

Não se pode deixar de registrar a benevolência demonstrada do casal Bruno Soares e Daniela Naylla, que foram especialmente ao nosso encontro.!!!!!!





      E, finalmente, a Isan Maya! Gente, uma doce criatura, esplendorosa e atenciosa a todos nós! Ela abraçou a cada um da gente e ficou entre a nossa consciência os sinceros agradecimentos pela grande contribuição que colocamos em prática.









 


Reportagem de
JOSÉ OVERBECK

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Comentários

  1. PARABENS ZE PELO SEU TRABALHO LINDO .
    ADORO CADA REPORTAGEM QUE VOCE FAZ ....
    O SEU ESFORÇO E O CARINHO DE MOSTRAR CADA DETALHE É MUITO LINDO.
    MAIS UMA VEZ PARABENS!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374