EDUCAÇÃO







SECRETÁRIO AGUARDA ORIENTAÇÃO DO MEC PARA DECRETAR REAJUSTE NO PISO

Durante reunião, o Secretário Átila Lira afirmou esperar decisão do MEC sobre o aumento, sendo que este já é garantido por uma lei auto aplicável. O Período letivo foi adiado para 27/02.




Na manhã de ontem, 06, a diretoria do Sinte-PI se reuniu com o Secretário de Educação, Átila Lira, na sede da Seduc. A oportunidade foi para tratar do reajuste do Piso Salarial, que deve ser de 22%, o mesmo percentual de aumento do custo aluno de 2012. Este reajuste no salário dos trabalhadores em educação tem data base de janeiro, mas ainda não começou a ser pago. A categoria reivindica que ele seja pago retroativamente no contracheque de março, onde serão incluídos os aumentos referentes a janeiro e fevereiro.
Contudo o Governo não foi concreto sobre a implementação do aumento. O secretário Átila Lira afirma que está aguardando uma posição do MEC através de uma portaria que autorize o aumento do piso. Entretanto esta medida é errônea já que a lei do piso salarial é bem clara e auto aplicável quando diz que definido o percentual de aumento do custo aluno, o piso salarial do magistério deve ser reajustado com o mesmo percentual.
“O Sinte-PI vai cobrar , ainda, que esse aumentos seja linear para todas as classes que trabalham na Educação. Nesse sentido, o Governo sugeriu  a formação de uma comissão para debater essa tabela de aumentos”, disse a presidente Odeni Silva.
Para debater a nova tabela de aumentos, foi marcada uma reunião na próxima segunda, 13 de Fevereiro, onde a diretoria do Sinte-PI e o Governo apresentarão suas propostas de tabela afim de chegar a um acordo.Ainda na pauta de cobranças, estão a adequação do plano de Carreira e a transposição de cargos. 
Início do período letivo adiado.
Durante a reunião, o Secretário de Educação informou que o início do período letivo foi adiado. Antes previsto para o dia 13 de Fevereiro, terá início no dia 27 deste mês, tendo em vista o feriado de Carnaval, que provoca a evasão de alunos. Contudo o Sinte-PI encara a nova data, também, como uma estratégia do Governo para ganhar tempo, visto que a categoria de trabalhadores está na eminência de entrar em greve no início do período letivo, caso o governo não cumpra o aumento que os trabalhadores têm direito.
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Comentários

  1. ISSO É RIDÍCULO , É CHAMAR O POVO DO PIAUÍ DE BURRO, ISSO É UM ABSURDO , É UMA VERGONHA, NÃO TEMOS QUE ESTAR OBRIGANDO NINGUÉM A CUMPRIR LEI NÃO , ELES POR SI SÓ TINHAM QUE REVER O QUE É DE LEI E DIREITO DO TRABALHADOR... SE FOSSE PRA VOTAR SALÁRIOS ALTISSÍMOS COM NOSSOS RECURSOS ORIUNDOS DE IMPOSTOS ELES SABIAM VOTAR RAPIDINHO .... EITA GOVERNO DESCENTE .... MAIS PROFESSOR TAMBÉM VOTA E ELEIÇÃO É DE 4 E 4 ANOS VAMOS DAR UM BASTA NESTES GOVERNOS QUE MASSACRAM E QUEREM DIMINUIR OU REBAIXAR O PROFESSOR ATÉ NA HORA DE FAZER VALER SEUS DIREITOS.... PROFESSOR ERA PRA GANHAR 10OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO E ETC NO NUMERO DE ZEROS...... QUE AINDA ERA POUCO... OH CLASSEZINHA SOFRIDA..... UM DIA AINDA APARECERÁ QUEM RECONHEÇA O TRABALHO DO PROFESSOR.... TODOS SO SÃO O QUE SÃO E TEM SUAS BOAS FORMAÇOES POR QUE TIVERAM PROFESSORES ........

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374