Pular para o conteúdo principal

COM AMOR E SAUDADE, O DIVINO SANTO REIS DE ORINHA CHEGA AO FIM COM O FALECIMENTO DE APARECIDA DINIZ, EM SANTA FILOMENA

A Bandeira do Divino Santo Reis cobre o corpo de Aparecida Diniz
         
         Nos anos 50, estreava em Alto Parnaíba e Santa Filomena, o Divino Santo Reis de Oralina Diniz, promessa que ela a tinha como devoção até o seu último dia de vida, que aconteceu no ano de 1985. 
         De 1986 a 2011, a filha da dona da promessa, Aparecida Diniz, conduziu o ritual com muita maestria, a fim de que pudesse dar continuidade uma ação tão bem aplaudida pelos fiéis nas noites do dia 01 a 06 de janeiro, fazendo lembrar que a simpática Orinha, assim como era chamada Oralina, nunca poderia desaparecer da mente dos filomenenses e alto parnaibanos.
          Infelizmente, neste último sábado, 04/06, aconteceu o que não se esperava tão cedo, a morte de Aparecida Diniz, na Unidade Mista de Saúde, em Santa Filomena,  vítima de complicações cardíacas, deixando, assim, essa Divindade na saudade de todos os filomenenses e alto parnaíbanos.
Essa é a Bandeira do Dinvino Santo Reis. Ela é azul, para simbolizar a noite de devoção.

           Segundo José Overbeck, um dos principais líderes da organização desse ato religioso, o Santo Reis da Orinha tinha sua permanência até enquanto a Sra. Aparecida fosse viva, depois disso, não haveria nenhum compromisso para que desse continuidade a essa festa, tendo em vista que a promessa era própria da Orinha, e que a sua filha apenas decidiu homenageá-la por esses anos.
O tambor, com o seu som emocionante e misterioso, é um dos principais símbolos de que Santo Reis está em direção a sua casa.

          O sepultamento de Aparecida Diniz ocorreu na tarde de domingo,  05/06, no Cemitério Local de Santa Filomena, por volta das 17h00min.
O corpo de Aparecida Diniz é recebido na Capela do Bom Jesus da Lapa, para que o Padre faça a recomendação espiritual a Deus.

         Mesmo assim, vamos sempre ter o período do Divino Santo Reis como um marco em nossos corações, e termos a iniciativa de parabenizar a garra de Aparecida Diniz, que demonstrou-se uma verdadeira filha, prestando uma homenagem tão singela a Orinha e, ao mesmo tempo, presenteando Santa Filomena, principalmente, com essa atração que sempre era aguardada no início de janeiro de cada ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE LEVE - EDIÇÃO 313

ROSA E SABOR PACÍFICO - ANNALU ESTÁ CHEGANDO!!!!














/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////





         A noite deste último sábado foi complementada de boas formas com o chá de bebê da tão esperada Annalu, filha do casal Júnior Santana e Ângela Silva. Tudo estava muito bem organizado, deixando o AS3 Eventos super agradável. Importante registrar a presença de pessoas importantes da nossa sociedade, as quais serão vistas nas cenas abaixo. O ambiente estava c…

REVISTA ELETRÔNICA - Nº 317

]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]







01 - COLUNA SOCIAL - PRIMEIRO ATO 




DANIEL FELIPE E GIOVANNA TATTSCH SE CASAM EM SANTA FILOMENA - PI!!!! 






      Ultimamente, em Santa Filomena, o clima tem estado em torno dos 18 graus, mas na noite do último sábado, a coisa se elevou. A dúvida não poderia existir, pois tratava-se do casamento religioso entre os jovens Daniel Felipe e Giovanna Tattsch, que tiveram a iniciativa de vir do Rio Grande do Sul para Santa Filomena, lugar escolhido pelos jovens para o acontecimento, tendo em vista que ela tem a maioria da família como filomenense e, outro elemento preponderante foi o fato da Giovanna ter morado muito tempo na cidade piauiense, deixando na sua memória os melhores momentos da sua vida.        Portanto, a Igreja Matriz de Santa Filomena, sob a presidência do Padre Isaías, o ato matrimonial aconteceu de forma solene, c…

REVISTA ELETRÔNICA - Nº 319/2017

COLUNA SOCIAL - REGISTRO DE UM SENTIMENTO PROFUNDO 








]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]



COLUNA SOCIAL - CAPÍTULO 1 


Igreja Matriz de Santa Filomena celebra emoções na vida de Agnaldo e Dhianna 




     Mais uma vez, nosso jornal chega trazendo novidades, sempre cada uma delas no âmago do capricho, tendo em vista que sempre é um prazer preparar cada edição. Dessa vez, vamos trazer para as nossas páginas um acontecimento nobre - casamento do Secretário Municipal de Agricultura de Alto Parnaíba Aguinaldo Tavares e a jovem Dhianna Honório, ocorrido nesta segunda 24/07, na Igreja Matriz de Santa Filomena, por volta das 19h30min.  Também se tratatou de uma cerimônia simples, discreta, cujo objetivo mesmo era selar esse amor verdadeiro, mas que, na anális…