COM AMOR E SAUDADE, O DIVINO SANTO REIS DE ORINHA CHEGA AO FIM COM O FALECIMENTO DE APARECIDA DINIZ, EM SANTA FILOMENA

A Bandeira do Divino Santo Reis cobre o corpo de Aparecida Diniz
         
         Nos anos 50, estreava em Alto Parnaíba e Santa Filomena, o Divino Santo Reis de Oralina Diniz, promessa que ela a tinha como devoção até o seu último dia de vida, que aconteceu no ano de 1985. 
         De 1986 a 2011, a filha da dona da promessa, Aparecida Diniz, conduziu o ritual com muita maestria, a fim de que pudesse dar continuidade uma ação tão bem aplaudida pelos fiéis nas noites do dia 01 a 06 de janeiro, fazendo lembrar que a simpática Orinha, assim como era chamada Oralina, nunca poderia desaparecer da mente dos filomenenses e alto parnaibanos.
          Infelizmente, neste último sábado, 04/06, aconteceu o que não se esperava tão cedo, a morte de Aparecida Diniz, na Unidade Mista de Saúde, em Santa Filomena,  vítima de complicações cardíacas, deixando, assim, essa Divindade na saudade de todos os filomenenses e alto parnaíbanos.
Essa é a Bandeira do Dinvino Santo Reis. Ela é azul, para simbolizar a noite de devoção.

           Segundo José Overbeck, um dos principais líderes da organização desse ato religioso, o Santo Reis da Orinha tinha sua permanência até enquanto a Sra. Aparecida fosse viva, depois disso, não haveria nenhum compromisso para que desse continuidade a essa festa, tendo em vista que a promessa era própria da Orinha, e que a sua filha apenas decidiu homenageá-la por esses anos.
O tambor, com o seu som emocionante e misterioso, é um dos principais símbolos de que Santo Reis está em direção a sua casa.

          O sepultamento de Aparecida Diniz ocorreu na tarde de domingo,  05/06, no Cemitério Local de Santa Filomena, por volta das 17h00min.
O corpo de Aparecida Diniz é recebido na Capela do Bom Jesus da Lapa, para que o Padre faça a recomendação espiritual a Deus.

         Mesmo assim, vamos sempre ter o período do Divino Santo Reis como um marco em nossos corações, e termos a iniciativa de parabenizar a garra de Aparecida Diniz, que demonstrou-se uma verdadeira filha, prestando uma homenagem tão singela a Orinha e, ao mesmo tempo, presenteando Santa Filomena, principalmente, com essa atração que sempre era aguardada no início de janeiro de cada ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374