OS FESTEJOS DE SÃO JOÃO JÁ COMEÇARAM


A Praça São João, mesmo abandonada pelas autoridades responsáveis, não deixou de ser o palco para, mais uma vez, fazer acontecer os Festejos do Padroeiro do Bairro.



         No último dia 15, os Festejos do São João, do bairro de mesmo nome, tiveram início. Como de costume, no período da tarde, por volta das 16h, os capitães da novena se dirigem a um lugar mais próximo da cidade para carregar o mastro que será levantado em meio à praça do Bairro, acompanhado de muita animação e dos benditos que são circundados pela batida mística do tambor. Este ano, mais uma vez, foi executado pela Sra. Remédios, que também entoa o bendito tradicional.
Os fiéis carregam e acompanham o mastro gigantesco para ser colocado no centro da Praça São João - Que praça?!!
Esta é a Sra. Nelsa, atual matriarca da festa. Mesmo com a idade meio avançada, ela, por meio de uma fé inabalável, continua ativérrima nessa festa religiosa

         Às 19h, inicia-se o terço cantado, ou a Santa Missa, em noites alternativas, tendo o Padre Emanuel como celebrante. Em seguida, vêm as badalações festivas, entre elas, muitos bingos, quadrilhas, sons mecânicos e as barracas com as suas bebidas estrategicamente escolhidas, a começar pela geladérrima cerveja, mesmo num período gelante, em que o clima faz todos os filomenenses e demais simpatizantes se embrenharem nos casacos próprios para abater um pouco do forte frio que, algumas noites, faz os participantes baterem queixo!
As barracas, mesmo em grande número, têm a finalidade não só de arrecadar, como também de oferecer um serviço de qualidade a toda clientela, pelo menos é o que se espera, já que são muitas concorrentes, e cada uma tem que fazer o melhor, para não sair perdendo

Do alto, espera-se que o Padroeiro São João abençoe a todos os filomenenses, e que a semente da esperança se torne prática na vida de cada um!!!!

As barracas, este ano, apresentam uma quantidade bastante denunciante de que a busca pelo capital anda alta em Santa Filomena.
         Aproveitem a festa, pois o período é limitado, só até o dia 24. Depois disso, só mesmo uma espera que dura um ano. 

Reportagem de
JOSÉ OVERBECK

Colaboração fotográfica de
JOSÉ BONIFÁCIO BEZERRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374