Pular para o conteúdo principal

OS FESTEJOS DE SÃO JOÃO JÁ COMEÇARAM


A Praça São João, mesmo abandonada pelas autoridades responsáveis, não deixou de ser o palco para, mais uma vez, fazer acontecer os Festejos do Padroeiro do Bairro.



         No último dia 15, os Festejos do São João, do bairro de mesmo nome, tiveram início. Como de costume, no período da tarde, por volta das 16h, os capitães da novena se dirigem a um lugar mais próximo da cidade para carregar o mastro que será levantado em meio à praça do Bairro, acompanhado de muita animação e dos benditos que são circundados pela batida mística do tambor. Este ano, mais uma vez, foi executado pela Sra. Remédios, que também entoa o bendito tradicional.
Os fiéis carregam e acompanham o mastro gigantesco para ser colocado no centro da Praça São João - Que praça?!!
Esta é a Sra. Nelsa, atual matriarca da festa. Mesmo com a idade meio avançada, ela, por meio de uma fé inabalável, continua ativérrima nessa festa religiosa

         Às 19h, inicia-se o terço cantado, ou a Santa Missa, em noites alternativas, tendo o Padre Emanuel como celebrante. Em seguida, vêm as badalações festivas, entre elas, muitos bingos, quadrilhas, sons mecânicos e as barracas com as suas bebidas estrategicamente escolhidas, a começar pela geladérrima cerveja, mesmo num período gelante, em que o clima faz todos os filomenenses e demais simpatizantes se embrenharem nos casacos próprios para abater um pouco do forte frio que, algumas noites, faz os participantes baterem queixo!
As barracas, mesmo em grande número, têm a finalidade não só de arrecadar, como também de oferecer um serviço de qualidade a toda clientela, pelo menos é o que se espera, já que são muitas concorrentes, e cada uma tem que fazer o melhor, para não sair perdendo

Do alto, espera-se que o Padroeiro São João abençoe a todos os filomenenses, e que a semente da esperança se torne prática na vida de cada um!!!!

As barracas, este ano, apresentam uma quantidade bastante denunciante de que a busca pelo capital anda alta em Santa Filomena.
         Aproveitem a festa, pois o período é limitado, só até o dia 24. Depois disso, só mesmo uma espera que dura um ano. 

Reportagem de
JOSÉ OVERBECK

Colaboração fotográfica de
JOSÉ BONIFÁCIO BEZERRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ed. 305 - REVISTA ELETRÔNICA

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO








]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]





1 - O ANO NOVO E SUAS FESTIVIDADES




      Noite de 31 de dezembro de 2016, todas as famílias e amigos procuram logo um lugar específico para passarem a virada do ano. Um exemplo típico ocorreu na residência do Sr. Almérico Lustosa e Maria Emília Mattos, reunindo não só a família, como também alguns amigos simpatizantes. 

DE LEVE - EDIÇÃO 313

ROSA E SABOR PACÍFICO - ANNALU ESTÁ CHEGANDO!!!!














/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////





         A noite deste último sábado foi complementada de boas formas com o chá de bebê da tão esperada Annalu, filha do casal Júnior Santana e Ângela Silva. Tudo estava muito bem organizado, deixando o AS3 Eventos super agradável. Importante registrar a presença de pessoas importantes da nossa sociedade, as quais serão vistas nas cenas abaixo. O ambiente estava c…

REVISTA ELETRÔNICA - Nº 317

]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]







01 - COLUNA SOCIAL - PRIMEIRO ATO 




DANIEL FELIPE E GIOVANNA TATTSCH SE CASAM EM SANTA FILOMENA - PI!!!! 






      Ultimamente, em Santa Filomena, o clima tem estado em torno dos 18 graus, mas na noite do último sábado, a coisa se elevou. A dúvida não poderia existir, pois tratava-se do casamento religioso entre os jovens Daniel Felipe e Giovanna Tattsch, que tiveram a iniciativa de vir do Rio Grande do Sul para Santa Filomena, lugar escolhido pelos jovens para o acontecimento, tendo em vista que ela tem a maioria da família como filomenense e, outro elemento preponderante foi o fato da Giovanna ter morado muito tempo na cidade piauiense, deixando na sua memória os melhores momentos da sua vida.        Portanto, a Igreja Matriz de Santa Filomena, sob a presidência do Padre Isaías, o ato matrimonial aconteceu de forma solene, c…