A DECADÊNCIA - capítulo 02

ESCOLA MUNICIPAL PEDE SOCORRO!!!!!

      Agora, vamos dar uma voltinha até a comunidade Alfoge, bem próxima à Almécegas, no município de Santa Filomena, e vamos olhar bem para a atual situação em que se encontra a Escola Municipal. Esperamos, amigo leitor, que você faça julgamento próprio e chegue a uma conclusão sobre a atual condição administrativa de nossa cidade.

 
Aqui, a parte lateral da escola. Equipe do Conselho Tutelar oberva que uma coitada cadeira serve de porta , segundo afirmou uma moradora do lugar.

Este é o teto. Como ficam as crianças nos dias de chuva? É uma verdadeira vergonha mesmo!!!!

O oitão da casa está verdadeiramente à mercê das tempestades!!!!

      Às vezes, as atitudes do SANALP pode até estar se apresentando com conteúdos altamente utópicos quanto a certas reportagens, tão difíceis de se acreditar no mundo de hoje, mas não é, caro leitor. Isto é a mais pura verdade, infelizmente.
       A equipe do Conselho Tutelar esteve na região no último dia 07, para verificar de perto se era verdade o depoimento prestado por uma moradora do lugar quanto à situação em que se encontra a Escola. Pois as palavras da simples lavradora foram bem mais surpreendentes para a equipe, assim que constataram a a realidade dos fatos.

Veja mais, amigo leitor, a tão lamentável situação. Será mesmo possível professores e alunos alcançarem seus objetivos?

Meu Deus! Meu Deus! Meu Deus! Meu Deus! Meu Deus! Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      E o leitor que trabalha como educador, o que acha dessa reportagem? Como seria possível efetivar um trabalho pedagógico? É duro ter que  mostrar essa verdade, mas o SANALP  não pode esquecer os problemas de Santa Filomena e priorizar os temas que estão alheios a nossa realidade. O povo necessita de uma voz que seja ampla, que se apoie na realidade, fazendo com que se assine embaixo a veracidade dos fatos, e a construção de um espírito revolucionário seja concretizador dentro dos próximos dias, a fim de que tenhamos verdadeira condição de mudar a atual realidade de Santa Filomena.


Um teto que se cede, mas mesmo assim, as aulas são ministradas num espaço amparado por escoras. Nos dias de tempestade, ou até mesmo uma simples chuva, é necessário que crianças e professores saiam às pressas!!!!

      Nessa Escola, o perigo transcorre diariamente, tendo em vista que a estrutura do prédio, feito de adobes, não tem como enfrentar o inverno. Atualmente, pode se verificar que as escoras são a garantia de uma sustentabilidade frágil, onde, nos dias chuvosos, em que venha uma simples tempestade, todos têm que sair correndo, como se estivessem fugindo de uma grande tragédia.
Olha esse quadro, gente! Como é que pode se orientar algum aluno com as condições desse recurso?

Quando chove, olhe como fica a sala! Até parece pequenas piscinas!!!!

Um verdadeiro absurdo! Como é que professores e alunos conseguem alcançar a efetivação do processo ensino-aprendizagem com um ambiente tão repugnante como esse?

      Segundo os alunos e os professores, merenda, por lá, este ano, nunca teve, só mesmo na esperança, fazendo com que as crianças fiquem ainda mais incondicionadas ao aprendizado, pois com fome, não tem como haver rendimento.
      O SANALP pode ser odiado por alguns conservadores da direita, mas nem lamentamos por isso, pois temos um verdadeiro compromisso com a realidade de Santa Filomena. Nossa meta é preponderar os conteúdos daqui, para depois, pensarmos nas machetes nacionais, aquelas que, verdadeiramente, merecem o nosso destaque. 

Aqui, num dia ensolarado, oferecendo mínima e precária condição para se desenvolver os trabalhos letivos. Pelo o olhar triste das crianças, já se pode ter uma conclusão de tudo.

Ave-Maria com um teto desse, meu Jesus! Ave-Maria! Não é possível ser verdade, meu Cristo Redentor!!!!!
       
      Aproveitando a temática em questão, vamos enfatizar, também, um problema que está se tornando grave na comunidade Santa Fé, interior de Santa Filomena, com o Ensino Médio, que funciona no turno da noite.
      A equipe gestora da Unidade Escolar Professor Lourenço Filho, que responde pelo Ensino Médio por lá, mas que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal em dar as condições necessárias para o andamento das aulas, de acordo  como ficou tratado pelo processo de permuta, descobriu que as aulas na tal Comunidade estão paradas há quase 15 dias, tendo em vista que a Prefeitura ainda não efetivou o conserto do motor. 
      O que isso significa? Descaso só porque a escola pertence ao Estado? Mas cadê a permuta firmada entre os dois poderes? Será possível 15 dias letivos serem repostos em tempo hábil? E pelo que sabemos, por meio de informações de um professor, é que as aulas ainda podem ficar paradas, tendo em vista que o conserto só está nas palavras dos responsáveis, pois na prática, isso ainda não se tornou realidade.
      Caso as providências não sejam tomadas, o Supervisor Interino, professor José Dourado Farias, vai levar o caso ao setor de inspeção na Secretaria Estadual de Educação dentro dos próximos dias, possivelmente na quarta-feira, 13/04.
      Pois é, amigos, fiquemos por aqui, mas voltaremos em breve com mais informações ligadas aos aspectos políticos de nossa sofrida Santa Filomena. 

Comentários

  1. dar vontade de chorar vendo essas imagens crianças com o semblante tao triste essa realidade é muito chocante...

    ResponderExcluir
  2. Que vergonha, até quando isto vai durar??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL SANALP - Nº 373

JORNAL SANALP - Nº 372

JORNAL SANALP - 374